PALESTRANTES-DISERTANTES

Rabino Danny Freelander

Rabbi Daniel Hillel Freelander serves as president of the World Union for Progressive Judaism. With offices in New York and Jerusalem, Rabbi Freelander leads the coordinating body of over 1.8 million Jews, representing almost 1000 congregations and 7 regional bodies.

Read more

Carole Sterling

Carole has held many communal leadership positions in the Jewish community, including President of the Canadian Council for Reform Judaism, President of Temple Sinai Congregation of Toronto, Chair of UJA of Greater Toronto Women’s Campaign, and Chair of the URJ Biennial in 2011. She has been serving as Senior Vice Chair of the WUPJ since 2013.

Read more

E muito mais

Y mucho más

Raul Cesar Gottlieb é o chair da UJR-AmLat, diretor da revista Devarim e sócio da ARI, Rio de Janeiro. Atua como voluntário na comunidade judaica do Rio e da América Latina desde a juventude (ou seja, há muito tempo), tendo sido membro do movimento juvenil Chazit Hanoar; membro do diretório de pais e presidente do Colégio Eliezer Steinbarg (agora Eliezer-Max); presidente do Vaad Hachinuch (conselho de educação) do Rio de Janeiro; e membro do conselho e diretor de culto da ARI. Mora no Rio de Janeiro e em Tel Aviv, junto com sua esposa, Marina, tem 3 filhos e 6 netos, no Brasil e em Israel.

Rabino Dr. Ruben Sternschein é rabino da Congregação Israelita Paulista desde janeiro de 2008. É bacharel em Educação e mestre em Filosofia Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, onde completou os estudos de doutorado em Filosofia Judaica e Doutor em Filosofia judaica pela USP. Foi ordenado rabino no Hebrew Union College. Dissertou em mais de dez universidades, dirigiu o programa de formação de liderança educativa juvenil da Agência judaica  em Jerusalém "shnat machon lê madrichim", foi bolsista premiado de prestigiosas fundações acadêmicas e educativas e se graduou também no programa de direção e liderança superior do Mandel Institute. Fundou e dirigiu a comunidade judaica liberal de Barcelona, exerceu o rabinato em Jerusalém e foi selecionado como representante judaico para o grupo inter-religioso da UNESCO que elaborou o documento: Uma Ética Universal.

Ricardo Gorodovits Engenheiro e empresário da área de tecnologia, participou do movimento juvenil Chazit Hanoar nos anos 70, tendo passado em Israel os anos de 78 e 80/81.

É ativista em diversas instituições judaicas: foi tesoureiro do Fundo Comunitário, Vice-Presidente da diretoria de pais da Escola Eliezer Steinbarg Max Nordau, Presidente da ARI (Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro), mantendo-se como membro do grupo editorial da Devarim (revista editada pela ARI).

Tem sido convidado a dar palestras sobre assuntos judaicos para grupos e instituições , sendo frequentes aulas e textos para a ARI, sobre temas como Chaguim, Torá, Tanach, Israel e história judaica.

Vive no Rio de Janeiro com sua esposa e filhos.

Dra. Malka Shabtay - É israelense, formada formada pela Universdade de Haifa em Sociologia e Antropologia, de onde também adquiriu seu mestrado. É PhD de Ciências do Comportamento pela universidade de Ben Gurion. Foi professora do Centro Acadêmico Ruppin pelo programa de Integração e AdaptaçãoEtíope. Foi professora da universidade de Tel Aviv, Emek en Israel, além de lecionar nos EUA. É consultora de vários projetos da Agência Judaica de onde foi premiada e condecorada. Dentre seus principais trabalhos está está o que desenvolveu junto aos imigrantes etíopes  e a identidade judaica.

Sarah Pereira Rodrigues nasceu e cresceu em Recife, Pernambuco. Aos 31 anos é biomédica de formação e encontrou nos estudos judaicos uma paixão e um lugar. Judia por opção, chegou à comunidade para saber mais sobre alguns indícios de práticas judaicas e terminou ficando, juntando-se à mesma oficialmente em 2017 através da WUPJ e do rabino Joseph Edelheit. Atualmente colabora no Centro Israelita de Pernambuco e no colégio Moyses Chvartz.

Rabino Uri Lam

Rabino Reformista, paulistano, 47 anos, casado, e atuando na CIM (Congregação Israelita Mineira) em Belo Horizonte, MG, membro do CCAR (Central Conference of American Rabbis), Mara"m (Conselho dos Rabinos Progressistas de Israel), Movimento Judaico Reformista de Israel e WUPJ-Amlat (União Mundial pelo Judaísmo Progressista da América Latina). Faço parte do Fórum Nacional do Diálogo Católico-Judaico (DCJ) e do Conselho de Fraternidade entre Judeus e Cristãos em Minas Gerais.

Rabino Damián Karo se desempeña como Rabino en el Templo Libertad de Buenos Aires Argentina y Decano del Instituto Iberoamericano de Formación Rabínico Reformista. Es militante de derechos humanos y autor de “Vivir sin Etiquetas (Preguntas despiertas para un mundo dormido)”. Trabaja en el dialogo inter-religioso. 

Edy Huberman

Dir. Ejecutivo del Instituto Iberoamericano de Formación Rabínica Reformista. Se formó en Sistemas de Información con una especialización en Gestión Estratégica de ONGs.

Trabaja desde 2001 como profesional comunitario. Casado, padre de 3 hijos y autor del libro "Guía de supervivencia laboral"

Katia Mesel, a premiada cineasta pernambucana, completa esse ano cinco décadas de audiovisual, documentando e divulgando a cultura pernambucana. Com mais de 300 obras realizadas, nas diversas linguagens, Katia é um exemplo para as mulheres, pioneira em vários aspectos: a primeira mulher a fazer cinema em Pernambuco, a participar de um festival de cinema nacional, em 1973, a ter um programa na TVPE, Pernambucanos da Gema, realização da ARRECIFE Produções, sua produtora (1981), com mais de 50 prêmios, no Brasil e exterior. 
50 Anos de Cinema/2018: Homenageada na Semana Arte Mulher, no Cine PE com Mostra 50 Anos de Audiovisual, júri do Curta Taquary, palestrante do Rec and Play e do Empoderar-se II (Porto Digital), convidada pelo Festival de Cinema Brasileiro de Toronto e de Paris com O Rochedo e a Estrela.

Rabino Guershon Kwasniewski

Rabino da SIBRA - Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência - de Porto Alegre, desde 1996.

É membro fundador da WUPJ Latin America. É membro da CCAR - Central Conference of American Rabbis. Coordenador do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre.

Realizou os seus estudos rabínicos no Seminário Rabínico Latino Americano de Buenos Aires, Argentina e no Schechter Rabbinical Seminary de Jerusalém, Israel.

É formado também em Jornalismo e Locução pelo ISER - Instituto Superior de Enseñanza de Radiodifusión- de Buenos Aires, Argentina.

Participa ativamente dos encontros regionais e mundias da WUPJ e URJ.

É casado e tem dois filhos.

Daniel Weis Vilhordo

Presidente do ARZENU Brasil, Membro da Diretoria da UJR - América Latina, Presidente da SIBRA

Jacques Ribemboim é natural do Recife. Engenheiro de petróleo e economista, com mestrado e doutorado, trabalha como professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco e é professor convidado da Université de Grenoble e do Brooklyn College, em Nova York. Na década de 1990, foi assessor do ministro do meio ambiente, em Brasília, e integrou a Comissão Nacional de População e Desenvolvimento, ligada à presidência da República.

Residiu em Israel, trabalhando como voluntário no kibutz Maabarot e, em seu retorno ao Brasil, passou a se dedicar às causas sociais e ambientais, assim como à pesquisa acerca da histórica presença dos judeus em Pernambuco. No ano de 2006, assumiu a presidência da Synagoga Israelita do Recife, principal núcleo religioso de seu estado durante o século 20.

É membro do sesquicentenário Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano e da União Brasileira de Escritores, com diversos livros publicados, dentre eles, “Synagoga Israelita do Recife – de Portas Abertas” (2008), “Uma Olinda Judaica” (em coautoria com José Alexandre Ribemboim, 2011), “Pernambuco de Fernão” (2015) e “Ensaios Judaicos” (2018)

Mario Fleck é engenheiro, foi por 28 anos consultor de empresas tendo dirigido a Accenture no Brasil e nos últimos 15 anos a Rio Bravo Investimentos. Como voluntário hoje é Vice Presidente da CIP - Congregação Israelita Paulista, membro do Executive Board do Instituto Weizmann de Israel, Chair para America Latina do American Jewish Committee (AJC), membro do Conselho do Hospital Albert Einstein, membro do Conselho do Colegio Aleph, e membro do Board do Taglit no Brasil.

Por quatro anos exerceu a presidência da Federação Israelita do Estado de São Paulo, tendo sido anteriormente seu Vice Presidente e consultor. Foi também presidente do Colgio Max Nordau no Rio de Janeiro e que atualmente mora em SP, é casado e tem dois filhos e três netos.

Diego Elman es Seminarista y adjunto al Rabinato de la Comunidad Mishkán de Buenos Aires, la institución reformista emblemática de Argentina. Desde hace más de 27 años ocupa posiciones relacionadas a la educación y a la dirección comunitaria y ha estado a cargo del púlpito de importantes instituciones. Su formación abarca diversos aspectos de la filosofía, fuentes y liturgia judía. Está cursando el último tramo de sus estudios en el Instituto Iberoamericano de Formación Rabínica Reformista.  Es profesional del counseling. 

Ale Edelstein é publicitário e ator de formação, cantor litúrgico por vocação.

Vocação essa que começou quando era menino e fez a “loucura” de participar de um teste para cantar no coral litúrgico da CIP. Cantou um rock e foi aprovado. O resto é história...

Assim, começou sua conexão com a religião e a espiritualidade. E, também, a vontade de comunicar por meio da música.

Foi estudar em Israel, aprendeu, aprendeu,aprendeu...

Voltou,se casou com uma mulher maravilhosa, a Taly. Tem dois filhos incríveis: a Isa e o Martin. E um CD, também muito legal, chamado Yedid Nefesh/Amigo da Alma.

Ricardo Rotholtz - Presidente del Instituto Iberoamericano de FOrmación Rabínica Reformista, Representante de Arzenu en Argentina y miembro desde hace 24 años del Centro de Espiritualidad Judía Mishkan, del que es Tesorero.

Formado en la Facultad de Derecho de la UBA, casado con Liliana Grinberg y miembro fundador de la WUPJ-AmLat.

Dori Goren chegou ao Brasil em julho de 2016 como Cônsul Geral de Israel em São Paulo.

Dori Goren foi, por cinco anos, de 2009 a 2014, Embaixador de Israel no Uruguai. Também exerceu a função de Ministro da Embaixada de Israel em Buenos Aires, na Argentina, de 2000 a 2005, Conselheiro de Diplomacia Pública na Embaixada de Israel em Paris, na França, de 1992 a 1997, e Primeiro Secretário na Embaixada de Israel em La Paz, na Bolívia, de 1988 a 1990. Dori já esteve no Brasil em sua primeira missão diplomática, em 1987-1988, como segundo Secretário na Embaixada de Israel em Brasília.

Dori estudou História e Filosofia na Universidade Hebraica de Jerusalém, Diplomacia no Ministério de Relações Exteriores e fez dois mestrados: o primeiro em Ciência Política e História da América Latina com a tese "O processo de democratização no Brasil, 1973-1985" e o segundo em Ciência Política e Segurança na Faculdade de Segurança Nacional e na Universidade de Haifa, onde escreveu a tese "O Irã como uma estratégica estrada incompleta: energia, transportes, drogas".

Dori Goren tem 63 anos e é casado com Cecília Goren. Ele tem três filhos, que moram em Israel.

Germano Haiut

Filho de imigrantes judeus oriundos da Bessarábia, atual Moldávia, iniciou sua carreira de ator no Teatro do Estudante Israelita de Pernambuco. Ele é ator, e profundo conhecedor da comunidade judaica de Recife

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now